Sr. Presidente, nobres Vereadores, telespectadores da Tv Câmara São Paulo. Boa tarde.
Melhorar a mobilidade em nossa cidade é um dos principais desejos dos paulistanos, que sofrem diariamente com, em média 2,5 horas diárias para se locomover (entre ida e volta para o trabalho).
Diversos estudos apontam o transporte sobre trilhos como o meio mais eficaz para melhorar o transporte público nas grandes metrópoles. Na Grande São Paulo não é diferente. Somente por nossa cidade – que recebe pessoas de toda as cidades vizinhas da Região Metropolitana –movimentam-se cerca de 15 milhões de pessoas diariamente.
Numa cidade com uma frota de cerca de 7 milhões de veículos particulares é um desafio diário criar opções de qualidade que façam com que cada um deixe seu carro em casa e se desloque com o transporte público. Por isso, o investimento no transporte público deve ser maciço e contínuo. Esta é a visão do PSDB.
Prova disso é o volume de dinheiro destinados aos transportes metropolitanos pelo Governo do Estado. Segundo o PPA 2012-2015, o valor chega a R$ 60 bilhões.
(Valor total do PPA R$ 800 bilhões, o maior orçamento da história do Estado de São Paulo e o segundo da República).
Para atingirmos este objetivo, já nesta segunda-feira, o governador Geraldo Alckmin entregou os quatro primeiros novos trens para a Linha 8-Diamante – que liga a Zona Oeste, começando pela Estação Julio Prestes, a Itapevi, na Grande São Paulo), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Os quatro trens já passaram pela fase de testes e a partir de agora entram no período de operação assistida, com técnicos monitorando as viagens com passageiros, fora dos horários de pico.
Esses novos trens contam com salão contínuo. O que dá mais segurança aos passageiros, além de acomodar melhor os usuários.
A pessoa pode passar de um carro para outro com o trem em movimento. É mais confortável.
Os trens contam com oito carros cada e são equipados com tecnologia de ponta, com ar-condicionado, sistemas de informação audiovisual (monitores de vídeo e displays) e de sinalização de abertura e fechamento de portas.
Além disso, têm monitoramento feito por meio de câmeras instaladas no interior das composições e na parte externa do primeiro e último carros, o que permite visualizar o movimento de usuários na plataforma da estação.
As composições são acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e contam também com dispositivos para orientar usuários com deficiência auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio).
Isso é comprometimento com a melhora na qualidade de vida de nossos cidadão. O investimento é contínuo, desde 2006, já foram adquiridos 105 trens. Com a entrega desses quatro trens, o número em operação chega a 64.
Mais 41 trens serão entregues gradativamente até 2013. Para reforçar a frota, a CPTM já iniciou o processo licitatório para a aquisição de mais 55 trens.
Isso é compromisso, isso é trabalhar com seriedade! É isso que preconiza a Frente Parlamentar da Mobilidade Humana, de nossa autoria que tramita nesta casa. É preciso adotar um modelo focado nos cidadãos e em suas necessidades. É nisso que o PSDB acredita e por isso que trabalha.
Muito obrigado!