Há, pelo menos, três formas de adquirir cidadania, de acordo com Luis Flávio Borges D’urso, presidente da OAB de São Paulo. Uma delas, a mais comum, é por meio do nascimento. A segunda: por ligações familiares, ascendências. E a terceira, nas palavras de D’urso, surge “quando aquele a quem se destina esse gesto não procurou nem pleiteou, mas todos os demais representados pelos vereadores na casa de leis manifestam a vontade e satisfação de ter aquele indivíduo como um dos seus”. Nesta, encaixa-se Ophir Cavalcante. No dia 11 de dezembro, o vereador Floriano Pesaro concedeu o Título de Cidadão Paulistano a Ophir Cavalcante.
Nascido em Belém, no Pará, Ophir é formado em Direito. Já trabalhou como advogado; foi Consultor Geral da Câmara Municipal de Belém; Conselheiro, Vice-Presidente e Presidente da OAB-PA. É um conhecido defensor dos Direitos Humanos e da Transparência, e apaixonado pelo Direito. Hoje, é presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Pela dedicação de Ophir em preservar a democracia e fomentá-la, dando sempre apoio ao Estado de Direito, é um cidadão do Brasil, é um cidadão universal. Foi pensando nisso que o vereador Floriano Pesaro propôs a concessão do Título de Cidadão Paulistano a ele.
Feliz e emocionado, o homenageado agradeceu o apoio dado pelos amigos, pela família, e por sua equipe, sempre. “Nós somos seres humanos. Pele, carne, espírito. Isso é muito importante pra todos nós: fazer com que o coração vibre num momento como esse e deixar extravazar a emoção”. Ophir falou também sobre a paixão que tem pela profissão que decidiu exercer, e pela OAB. “O título que mais me emociona é ser advogado”, disse.