“Floriano Pesaro visitou as feiras Première Vision e Lineapelle
Entre os dias 18 e 20 de julho, o Diretor de Gestão Corporativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Floriano Pesaro, conduziu intensa agenda, em Nova York, para a promoção das exportações e dos investimentos brasileiros.
Representando o presidente da Agência, Jorge Viana, reuniu-se com o cônsul do Brasil em Nova Yorque, Adalnio Ganem, e com sua equipe, numa conversa sobre uma extensa agenda propositiva de intercâmbios comerciais entre Brasil e Estados Unidos com eventos previstos para o ano todo, onde a participação da ApexBrasil é tratada como prioridade
Ainda na terça-feira, o Diretor compareceu à Première Vision New York, uma das maiores feiras no campo da moda e da indústria têxtil, com a participação de empresas brasileiras participantes do Texbrasil, projeto da ApexBrasil com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).
A Abit e a ApexBrasil trabalham, desde 2000, na realização conjunta do Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, que cobre toda a cadeia têxtil, além de vestuário, cama, mesa e banho e tecidos técnicos. Nesses 23 anos, o programa já atendeu mais de 1,8 mil empresas, por meio da realização de mais de 7 mil ações, como participação em feiras internacionais, eventos com compradores qualificados, showrooms, capacitação, estudos de mercado, rodadas de negócios e ações de posicionamento de imagem do setor.
Nesse período de cooperação Abit-ApexBrasil, as empresas apoiadas pelo projeto exportaram mais de US$ 9,7 bilhões, o que revela também a força e a importância do setor para economia brasileira. Em 2021, cadeia têxtil brasileira faturou R$ 190 bilhões em produção, o que equivale a 19,5% do total de trabalhadores alocados na produção industrial e 6,0% do valor total da produção da indústria brasileira de transformação. O número de empresas e empregados do setor também é significativo, gerando 1,34 milhão de empregados formais em 2021.
Os Estados Unidos são um dos mercados prioritários do Texbrasil, selecionado por meio da metodologia da Inteligência de Mercados da ApexBrasil, razão pela qual o programa apoiou empresas a participar da Première Vision New York.
Na quarta-feira, dia 20 de julho, a agenda da ApexBrasil em Nova York, conduzida por seu Diretor de Gestão Corporativa, teve continuidade com a participação na feira Lineapelle, a qual se constitui como o principal evento do setor de couros no mercado americano. Os Estados Unidos são o segundo maior destino de exportações do projeto Brazilian Leather, fruto de cooperação entre a ApexBrasil e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). Nessa edição da Lineapelle NY, participaram 25 empresas apoiadas pelo projeto.
Na oportunidade, Floriano Pesaro conversou com os 25 expositores brasileiros e coletou suas impressões sobre a importância que tem o trabalho da ApexBrasil para a promoção comercial do setor, que vem avançando em soluções sustentáveis, como o tecido tipo couro proveniente de folhas da Amazônia.
O convênio entre o CICB e a ApexBrasil existe desde 2000. Com essa contínua parceria, as exportações de couro brasileiras mudaram de padrão, prevalecendo atualmente produtos de maior valor agregado (couros acabados e semiacabados), enquanto, à época do primeiro projeto, mais da metade das exportações eram couro wet blue. O projeto também favoreceu o aumento do número de exportadoras: foram 78 em 2022, contra 63 em 2014.
Assim como o têxtil, o setor de couros é tradicional na economia brasileira. Na atualidade, este é composto por 214 empresas, localizadas principalmente nos estados de RS (76), SP (38), MG (24) e PR (23). A maior parte das empresas, 41,6%, é de pequeno porte, outras 33,6% de médio porte, 19,6% microempresas e 5,1% eram empresas de grande porte. A base empresarial conta com um grande número de empresas de caráter e estrutura familiar, com ampla tradição e reconhecimento dos clientes em todos os mercados. Mais recentemente, ingressaram grandes grupos industriais advindos dos frigoríficos, que estão organizados para atender às grandes marcas internacionais, principalmente do setor automotivo.
Desde 2000, ano do primeiro projeto setorial, houve mudanças significativas na indústria de couros e peles nacional. O rebanho bovino brasileiro era de aproximadamente 170 milhões de cabeças naquele ano, com abate de 33 milhões anual. Hoje está em mais de 220 milhões de cabeças, com abate acima de 40 milhões por ano, tornando o Brasil dono do maior rebanho comercial do mundo. Isso mostra como o setor curtidor nacional investiu na agregação de valor e produziu maior quantidade de couros acabados.
Em 2022, o Brasil exportou ao todo US$ 1,32 bilhão de couros para o mundo. As empresas do projeto Brazilian Leather, por sua vez, exportaram US$ 1,16 bilhão, ou seja, o projeto representou 91% das exportações brasileiras do setor.
A agenda do Diretor encerrou-se com o encontro com os dirigentes da Brasil-USA Chamber of Commerce, no qual conversou sobre a sinergia entre as ações de ambas as organizações e pediu apoio à promoção e divulgação do Brasil Investment Forum (BIF), evento fruto de cooperação entre o Governo Federal do Brasil, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a ApexBrasil e que congregará investidores e autoridades no dia 07 de novembro, em Brasília.”
Créditos: Coordenação de Comunicação da ApexBrasil