KRISTALLNACHT

KristalNacht

Kristallnacht. Um nome imponente. A Noite dos Cristais. Foi um momento paradigmático. O pogrom mais famoso e infame (se é que podemos escolher um destes atos infames para ser mais trágico do que outro) ocorrido na Áustria e Alemanha.

A Kristallnacht, acontecida entre 9 e 10 de Novembro de 1938 serve como a definição inicial do modelo que seria implantado pelos nazistas com referência ao povo judeu a partir de então.
Usando como pretexto o assassinato de um diplomata alemão por um judeu polonês, Goebbels instiga os dirigentes do paramilitares a atacarem os judeus e eles organizam as violências que deviam visar suas lojas e as sinagogas. Numa única noite, 91 judeus foram mortos e cerca de 25.000 a 30.000 foram presos e levados para campos de concentração. 7500 lojas judaicas e 267 sinagogas foram reduzidas a escombros. Os lares judeus também foram saqueados, os cemitérios, violados.

A ironia é a enorme multa de 1 bilhão de marcos alemães que foi cobrada dos próprios judeus pela destruição da qual eles foram as vítimas.

Muitos consideram a Kristallnacht como o início do Holocausto, pois foi um prenúncio do que estava por vir.
É por isso que não podemos deixar de lembrar a cada ano esta data. Lembrarmo-nos do que aconteceu. Lembrarmo-nos do que o ser humano é capaz.

Nossa resposta, nossa vingança, é o respeito, a memória e o alerta.

Estamos aqui em nome das pessoas mortas, presas e enviadas aos campos de trabalho forçado, que sofreram humilhações e perdas irreparáveis nos anos de exceção de uma perseguição malévola.

Estamos aqui para lembrar que um governo manipulador e totalitário certa vez sentiu-se acima do bem do mal e do Divino, decretando a superioridade racial como política de estado e pensou que poderia dominar o mundo assim.
Estamos aqui para alertar que nossa memória, prontidão e nossas atitudes tudo farão para que atos assim NUNCA se repitam com o povo judeu ou qualquer ser humano.

É para isso que estamos aqui.

Esta é a nossa missão.

Por isso, espalhem. Este é o novo significado da Kristallnacht, a data em que lembramos de que nunca mais teremos uma Noite dos Cristais!!!

FLORIANO PESARO