Evento foi realizado na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
O secretário Floriano Pesaro participou nesta sexta-feira (24/7) do evento em comemoração ao “24º aniversário da Lei de Cotas: avanços e conquistas com a Lei Brasileira de Inclusão”. Realizado na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a homenagem teve início com as considerações da secretária Linamara Rizzo Battistella.
O evento contou ainda com a presença de autoridades, representantes de entidades e pessoas ligadas ao movimento social de inclusão de pessoas com deficiência e representantes de empresas e trabalhadores com deficiência.
Para o secretário, não há uma solução única para avançarmos na questão da inclusão. “A Lei de Cotas é uma entrada, mas há todo um processo para que a pessoa não apenas ingresse, mas permaneça e se sinta reconhecida no mercado de trabalho”, disse.
Em relação às concepções visíveis, Pesaro lembrou do trabalho realizado na parte física e estrutural dos prédios públicos, desde a gestão José Serra até a do governador Geraldo Alckmin, para a promoção da acessibilidade.
Já em relação à inclusão, falou sobre a importância do reconhecimento e da oportunidade, citando um exemplo pessoal: “Desde meu mandato como vereador, tenho em minha equipe a Fernanda Jimenez, com Síndrome de Down, que me lembra diariamente do potencial de cada um e que muitas vezes só aguarda a oportunidade adequada”, afirmou.
A lei 8.213, de 24 julho de 1991, foi um marco para a inclusão, pois reserva postos de trabalho às pessoas com deficiência em empresas com mais de 100 colaboradores. O Brasil tem hoje cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, são mais de 9 milhões.
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social