Monitorar por GPS os veículos utilizados nos serviços de zeladoria urbana, como poda de árvore, varrição de ruas, tapa-buracos e limpeza de bueiros, para dar mais agilidade e aumentar a fiscalização na sua execução. Esta é a proposta do projeto de lei do vereador Floriano Pesaro.
“A implantação de monitoramento utilizando informações georreferenciadas permite um controle em tempo real, com exatidão, de onde está sendo prestado o serviço ao contribuinte. Ao criar indicadores para esses serviços, o monitoramento é uma ferramenta que traz transparência e permite ao cidadão avaliar a sua qualidade. Isso também ajuda a Prefeitura no esforço de melhorar a qualidade dos gastos públicos e aperfeiçoar as técnicas públicas de gestão”, afirma Floriano.
Para o vereador, o cruzamento das informações georreferenciadas com as informações de alguns setores importantes da cidade, como a coleta de lixo e os transportes metropolitanos, pode auxiliar na redução de acidentes e também no controle das atividades contratadas pela administração municipal. “Essa medida representa um avanço importante para nosso município, que, pelo uso da tecnologia, ganhará em eficiência e eficácia. Os indicadores serão utilizados para a realização de planejamento tático e estratégico, que resultarão em ganho de rendimento, produtividade e economia”, ressalta.
O projeto prevê ainda a implantação de um Centro de Gerenciamento e Controle e a disponibilização dos indicadores pela internet, a fim de nortear a qualidade do serviço prestado a população.
São considerados serviços de zeladoria urbana, os serviços de poda e remoção de árvores; corte de grama e de mato; manutenção de áreas ajardinadas; limpeza de boca de lobo; varrições; limpeza de galerias; limpeza de córregos; limpeza de canais; pintura antipichação; tapa buraco; remoção de faixas; raspagem de guias; conservação de logradouros públicos; manutenção de galerias; locação de caminhões basculante e qualquer outro serviço similar; poluição sonora e visual; mobiliário urbano; promoção social; segurança; ocupações irregulares; controle de pragas urbanas; manutenção de sinalização; manutenção de iluminação; controle do tráfego; fiscalização de comércio ambulante; e manutenção de banheiros públicos.
Veja o PL 61/2011.